segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jornada Fotográfica Carnaval: A Vai-Vai


Jornada Fotográfica do Museu da Cidade de São Paulo

Carnaval: A Vai-Vai

Descubra o Patrimônio Histórico de sua Cidade
Coordenação: André Douek


Quando: Sábado, 06 de fevereiro de 2010, das 09h00 às 17h00.
Das 09h00 às 12h00: Saída Fotográfica
Das 12h00 às 14h00: Almoço
Das 14h00 às 17h00: Seleção e Edição das Imagens

Onde: Ponto de encontro na Rua Treze de Maio, 361 – Bela Vista.

Quanto: Atividade Gratuita; as despesas com laboratório são por conta de cada participante.

Inscrições: Enviar nome, e-mail e telefone de contato para: andredouek@uol.com.br, até 04/02

Informações: www.andredouek.blogspot.com ou pelo telefone (11) 9113-5311 com André Douek

2 comentários:

  1. Olá André, a fotografia é uma paixão antiga em minha história e neste tempo, fiz cursos, oficinas e participei de jornadas fotográficas de outros lugares. Nunca participei de uma jornada que vc. tenha organizado, pois tomei conhecimento a partir da última jornada pelo aniversário de São Paulo por meio de um amigo.
    A minha dúvida é a seguinte: Vejo, a partir do seu blog que foram realizadas inúmeras jornadas e gostaria de saber qual a intenção ou objetivo/projeto de reunir tantas fotos de diversos lugares? Há algum projeto já elaborado e definido? Desculpe em perguntar, mas fiquei muito curiosa em função das muitas jornadas e fotos.
    Grande abraço e obrigada
    Arlete Fonseca de Andrade

    ResponderExcluir
  2. Arlete

    Já participei de algumas jornadas coordenadas pelo André, posso lhe afirmar que, o objetivo dele é difundir a fotografia e aprimorar o olhar fotográfico dos participantes, isto ele faz gratuitamente há 14 anos.

    Quando as jornadas tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, atravéz do Museo da Cidade de São Paulo, os participantes que quiserem, doarão as imagens para o museo e terão uma exposição coletiva por 30 dias no Museo. Quando as jornadas não são apoiadas pela Secretaria, as fotos são inseridas em álbuns virtuais neste blog, sempre respeitando os direitos autorias dos fotográfos que as enviaram.

    Toda jornada é gratuita e apenas se arca com despesa de alimentação e, se o participante optar por participar da 2ª fase, que é a escolha e edição das fotos que irão para a exposição, tem-se o gasto de R$17,00 (em média) por 30 fotos pela ampliação das respectivas imagens.

    André Douek, é um profissional respeitado no meio jornalístico e do magistério, foi foi fotojornalísta da Folha e professor do Senac/SP e de outras escolas fotografias.

    Seu grande projeto é aprimorar o olhar fotográfico, como já citado, de forma gratuita e generosa, alem de promover o aumento do circulo de amizades entre os participantes, pois a cada jornada sempre há pessoas novas e é muito curioso ver, como por exemplo nesta última jornada, a da Vai-Vai, que dos 17 participantes que irão ter suas fotos exposta no Museu, o olhar que cada um teve no mesmícimo lugar.

    Nas jornada, pode ter certeza, não se verifica qualquer discriminação, seja no âmbito do conhecimento fotográfico, do equipamento usado, do grau de cultura e, é claro em questões raciais. Lá você não encontrará aquele sentimento de ser um Bresson; Capa, Salgado Filho e tantos outros grandes nomes da fotografia, como se vê nos participantes de foruns da internet, todas as imagens tem valor e são tratadas iguais, assim como seus autores, claro que, gostar ou não é um ato pessoal e intranferível e isto é um fator que muito me chamou a atenção desde a primeira vez que participei.

    Quanto a garantia de que suas fotos não serão utilizadas por pessoas não autorizadas ou furtadas, o que apenas você terá é o mesmo risco de publicar as suas imagens em galerias virtuais, de certo é que você não amargará estes prejuízos por parte do André, pelo fato dele não necessitar jogar seu nome no lodo e de mim, pois não me interesso em praticar crimes que qualquer espécie.

    Creio que este é o grande projeto, agora projeção de imagens ou pessoais, cabe a cada um buscar o seu lugar ao sol.

    Não sei se estou autorizado a lhe convidar para participar, mas creio que o André não irá se contrapor a este convite, venha participar da próxima jornada e veja você mesma se lhe agrada ou não continuar a participar das próximas.

    Abraços

    Ricardo Braga Lou

    ResponderExcluir